quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O patrimônio Histórico conta a História de uma cidade.


rcavalcantipb | 23 de agosto de 2009
07/07/2009 - Ao lamentar o estado de abandono em que se encontram os bens culturais da capital das Paraíba, sobretudo no que diz respeito os prédios que integram a história arquitetônica de João Pessoa, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) apelou às autoridades federais, estaduais e municipal para que promovam a recuperação daquele patrimônio histórico.

- Terceira capital mais antiga de nosso país, João Pessoa e seus cidadãos testemunham a cada dia a escalada da degradação de seus edifícios e monumentos históricos, em um ritmo que já assume proporções alarmantes - afirmou Roberto Cavalcanti.

O senador pela Paraíba comentou que a relação de bens patrimoniais relevantes da capital paraibana é extensa e inclui teatros, igrejas, parques e monumentos. Ele destacou o esforço do vereador Fernando Paulo Pessoa Milanez, da Câmara Municipal de João Pessoa, na defesa do patrimônio histórico local.

Roberto Cavalcanti também reconheceu que apesar de desenvolver um importante trabalho em João Pessoa, o Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico (Iphan), ainda tem uma atuação insuficiente. Porém, o senador classificou como animadora a instalação de uma Superintendência Regional do órgão na capital.

- Mas ainda assim remanesce a pergunta: de que valem convênios, protocolos de entendimento, acordos e toda a sorte de atos oficiais se eles não se traduzem em ações reais e objetivas de preservação e restauro dos imóveis que hoje padecem de crescente degradação - indagou o senador.

Roberto Homem

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/_udmjf6gI7E?fs=1&amp;hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/_udmjf6gI7E?fs=1&amp;hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

Nenhum comentário:

Postar um comentário