quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A influência da internet no Mercado imobiliário.


Diante das pesquisas realizadas pelo site de buscas Google sobre o consumidor que acessa a internet com a intenção de pesquisar sobre o seu futuro imóvel, seja para morar, alugar ou investir podemos inferir que as ferramentas de busca desempenham um papel importantíssimo no auxílio ao potencial consumidor do mercado imobiliário, podendo até influenciar na sua tomada de decisão quando da escolha de um imóvel.
O consumidor moderno prefere pesquisar antes de ir ao stand de venda de uma imobiliária prefere fazer pesquisas online afim de se inteirar melhor sobre o imóvel desejado.
As ferramentas de busca são extremamente importantes no processo de pesquisa por imóveis e os sites das imobiliárias são as fontes de informação online mais utilizadas.
O processo de procura e decisão por imóveis é de longo prazo e em média mais de 5 opções de  móveis são considerados.
Diante deste processo de procura e decisão o consumidor acaba descobrindo outras ofertas de imóveis, abrindo assim, um leque de opções bem maior que as formas tradicionais de pesquisas, consultas informais a amigos e familiares e até mesmo nos classificados imobiliários impressos em jornais, revistas ou folders.
Para os clientes os sites imobiliários devem ter as seguintes funcionalidades, em ordem de prioridade:
 1-fotos dos imóveis,
2-informações completas sobre todos os custos envolvidos na transação de compra,
3-informação sobre bairros e regiões,
4-informações detalhadas sobre cada imóvel disponível,
5-ferramentas interativas para cálculo de financiamento,
6-opção para downloads de todo o material e orientações de como chegar no endereço do imóvel,
7-opção para contatar em tempo real os corretores,
8- tour virtual do imóvel e vídeos ilustrativos do mesmo.
Em relação a pesquisa de 2008 a pesquisa realizada em 2009 pelo Google mostra um crescimento na busca de imóveis pela internet muito expressivo, o que demonstra o grande poder de informação que as construtoras, incorporadoras e escritórios imobiliários ratificam que é a informação online.
Fonte:
 Dados baseados em pesquisa Media-Screen de Julho 2008 com 605 pessoas no Brasil que compraram ou estavam pesquisando imóveis residenciais para compra nos últimos 6 meses e que têm acesso à Internet. Perfil da amostra representativo do universo de usuários de Internet no Brasil. http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:RCp16gsOh1UJ:www.secovi.com.br/noticias/arq_not/Pesquisa%2520Google%25202008.pdf+pesquisa+media+screen+de+julho+de+2008+apartamentos/casas&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESj8BjXLmxlfptkddhebBsPZQbygQ7eJf7_IXO6_2SYv6x-4MGKqA09cEBNBf9uozqZsqimgMhH46jzB0hbiV67GF_uzDa9oVIdZA4FN19PJ3f6NooHAZHKu_oRE9dFOzUjK4xXn&sig=AHIEtbSB8F3it9ReStOlMPoeX37vdl8-zA; Acessado em 22/09/2010 as 23H00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário